Chamadas de “verdes”, as green fintechs são empresas basicamente do setor de finanças. São caracterizadas por irem atrás de soluções e serviços financeiros sustentáveis, pensando no meio ambiente. Geralmente, fazem isso, através de meios tecnológicos. Assim, companhias desse tipo buscam fazer uma transição para promover uma economia mais verde e sustentável, prática que vem movimentando o mercado.
De acordo com pesquisa da IBM Institute for Business Value, que reuniu mais de 2.000 executivos, a maioria das empresas acreditam na tecnologia como um meio de aplicar as ações sustentáveis. Cerca de 56% apostam em IoT, 52% em dispositivos móveis, e 50% na nuvem híbrida, como meio para auxiliar o meio ambiente no mundo corporativo.
Relação entre ESG e Green Fintechs
A relação entre ESG (Environmental, Social and Governance) e green fintechs é muito próxima, pois ambas buscam a responsabilidade social e ambiental no setor financeiro. Logo, avaliam o desempenho das empresas em termos de fatores ambientais, sociais e de governança no setor financeiro. Assim, dentro de uma green fintech pode ter os seguintes:
Green IT e IT for Green
Após a necessidade de aplicar processos de tecnologia de forma remota na pandemia, as inovações entraram em um acelerado ecossistema de soluções para a sustentabilidade e o mundo está se reinventando. Com isso surgem no universo corporativo termos como green IT e IT for green.
É importante ressaltar que ambos podem ser vistos em diferentes setores e também podem estar sendo aplicados nas empresas financeiras verdes, como as green fintechs. O que muda entre um termo e outro são os benefícios que trazem às instituições.
Green IT – é o termo usado para as tecnologias ou processos digitais que usam na produção a redução de consumo de energia, incorporação de energias renováveis em sua operação e redução do uso de água.
IT for Green – está voltado para a tecnologia empregada nas empresas para ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa. Um bom exemplo, é o uso de sensores aplicados para monitorar e gerenciar o consumo eficiente de energia de máquinas, iluminação e refrigeração.
Fonte: Portal Olhar Digital